Benefícios do consumo diário de fibras alimentares

Benefícios do consumo diário de fibras alimentares

Quer melhorar sua saúde? Então coma mais fibras alimentares! Esta foi a mensagem transmitida através de um estudo publicado semana passada, no Jornal Internacional de Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde Pública, por um grupo de pesquisa na Índia. O estudo foi uma revisão, e nela os cientistas analisaram diversos estudos realizados durante as últimas décadas, em todo o mundo, sobre fibras alimentares .

Benefícios do consumo diário de fibras alimentares

A conclusão geral da equipe foi de que o consumo de quantidades adequadas de fibras podem levar a melhorias na saúde gastrointestinal, e redução na susceptibilidade à doenças como a doença diverticular, doença cardíaca, câncer de cólon e diabetes. O aumento do consumo também tem foi associado com aumento da saciedade e perda de peso.

O responsável pela pesquisa, Vikas Rana, do Instituto de Pesquisa Rain Florest, em Assam, na Índia, e seus colegas destacam que a pesquisa mostrou que os hábitos alimentares modernos, ao que parece, levaram a um aumento na incidência de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Estes são cada vez mais comum, mesmo nas nações em desenvolvimento, onde uma dieta “ocidental” de alimentos altamente processados, ricos em gorduras saturadas e açúcares, carne, produtos lácteos e pobre em fibras alimentares, está dificultando o consumo das opções mais tradicionais.

A equipe sugere que as evidências apontam que a perda de fibras alimentares na dieta, é um importante fator de risco para problemas de saúde, mas ao mesmo tempo um dos mais simples para resolver, sem a necessidade de recursos, grandes mudanças na dieta ou a adição de suplementos ou dos chamados alimentos funcionais e nutracêuticos à dieta.

As fibras alimentares tem ações fisiológicas, tais como redução do colesterol e atenuação de glicose no sangue, a manutenção da saúde gastrointestinal, e afetando positivamente a biodisponibilidade do cálcio e função imunológica, é importante para a geração atual e as futuras gerações que esta componente da nossa dieta ser reafirmado através da educação e da informação. Dada a disponibilidade imediata particularmente no Ocidente e nas partes relativamente mais rico do mundo em desenvolvimento de vegetais, frutas e outros alimentos ricos em fibra alimentar é uma questão de recomendar que as pessoas comem mais fibra dietética, em vez de constantemente tomar o insalubres baixa fibra opção ao longo das suas vidas.

A equipe sugere que para evitar problemas iniciais, tais como gases intestinais, o melhor é aumentar, gradualmente, a ingestão alimentos ricos em fibras para durante todo o dia, seja nas refeições ou nos lanche. O grupo ainda sugere o consumo de alimentos que possuem um alto valor ricos em fibras, tais como, frutas, legumes, alimentos de grãos integrais, como granola,  feijão e outras leguminosas.

Saiba mais sobre as fibras alimentares:

Fibras alimentares, é o termo geral das partes não digeríveis das frutas e prodtos vegetais que comemos. Existem duas formas solúvel e insolúvel. A fibra solúvel é aquela que é facilmente quebrada ou fermentada no cólon, virando subprodutos fisiologicamente ativos e gases. A segunda forma é a fibra insolúvel, que é metabolicamente inerte, mas absorve a água que passa através do sistema digestivo, proporcionando um trabalho maior dos músculos intestinais e facilitando a evacuação.

Foto: google.com