bill clinton vegano

Conheça a dieta vegan de Bill Clinton

Bill Clinton, o presidente dos EUA que deixou o cargo em 2000, era conhecido por seu grande amor pela “junk food”. Existe um Mc Donald’s perto da Casa Branca, e ele costumava fugir durante a noite em uma carreata clandestina para se encher de Big Macs. Durante seus dois últimos anos no cargo, ele ganhou 8 kg. Tudo isso mudou alguns anos depois que ele deixou a Casa Branca.

bill clinton vegano

Hillary Clinton tentou convencer Bill a mudar sua dieta, mas sem muito sucesso até que Clinton sofreu um ataque cardíaco fulminante em 2004. Depois de uma cirurgia quádrupla de revascularização miocárdica, ele cortou a junk food de sua alimentação, e seu peso caiu um pouco, mas apesar dessas medidas, em 2010 ele precisou de outra cirurgia cardíaca, desta vez para colocar um par de stents nas suas veias coronárias. Após esta segunda cirurgia, ele decidiu mudar radicalmente sua dieta: ele se tornou um “vegan”. Trata uma dieta rigorosa que vai além do vegetarianismo, pois ele também corta produtos lácteos e ovos.

Clinton relutou muito para fazer essa mudança radical em sua dieta, mas foi influenciado pelo doutor Dean Ornish, um famoso especialista em medicina preventiva americano que há muito tempo afirmou que uma dieta com teor ultra-baixo de gordura pode não só prevenir uma futura doença cardíaca, mas também poderia reverter os danos que já havia sido causados por uma má alimentação. Os resultados da pesquisa de Ornish foram publicados na revista médica Lancet em 1990, e desde então, uma série de especialistas do coração nos EUA afirmaram que uma mudança radical da dieta deveriam ser tentado em alguns pacientes cardíacos ao invés do complicado tratamento cirúrgico.

O programa para coração de Ornish (que ele a chama de Programa Spectrum) não exige que as pessoas se tornem vegetarianas, mas exige um consumo muito baixo de gordura, por isso a dieta consiste em frutas, legumes, cereais integrais, produtos de soja (para proteína) e legumes, combinado com exercícios moderados e a redução do estresse na forma de yoga e meditação.

Aqui está um link para mais detalhes sobre a mudança na dieta de Bill Clinton, juntamente com uma entrevista e um vídeo da CNN filmado em Nova York. E aqui, um famoso discurso do Dr. Ornish de 3 minutos na conferência TED sobre “A dieta assassina mundial” (com legendas).

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

*Como reduzir o sal em sua dieta

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Tags :