Mais Saúde

Como transformar a caipirinha em uma bebida saudável

Você já pensou em usar a caipirinha como uma bebida saudável no seu dia a dia? A combinação de álcool e açúcar certamente passa longe dessa receita. Mas nem por isso a bebida que é o cartão postal do nosso País deixa de ganhar uma versão aliada à saúde.

Se você pensou em trocar o limão por suco em caixinha, sua receita já começa errada. Apesar de parecerem mais saudáveis que os refrigerantes, os sucos industrializados concentram açúcar e produtos químicos artificiais. Do suco da fruta, sobra pouco na composição.

Nossa sugestão de receita remove o álcool e as cascas de limão e leva menos açúcar. Assim, você consegue ter uma limonada aliada da sua saúde. Para adoçar sua bebida, você pode usar um adoçante artificial ou um pouco de “xarope simples”. Esse xarope nada mais é que água e açúcar diluídos em partes iguais. Misture bem e leve ao fogo até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Para conservar, mantenha em geladeira.

Antes do restante da receita, uma curiosidade: o limão foi um dos primeiros ingredientes usados na cura do escorbuto – um mal que matou ou ao menos deixou enjoado muitos marinheiros no início das grandes navegações. A cura se dá por causa das grandes concentrações de vitamina C, um dos mais importantes antioxidantes que consumimos. Em um limão, está concentrado um terço de toda a vitamina C que precisamos ingerir em um dia.

Além da vitamina C, a fruta contém vários outros tipos de antioxidantes, como os liminoids e o flavonóide campferol. Em laboratório, esses antioxidantes têm apresentado funções anticancro, antivirais, antibacterianas e antiparasitárias. Além disso, constatou-se que os antioxidantes liminoid podem permanecer ativos no organismo por até 24 horas – quatro vezes mais que os antioxidantes encontrados em outros alimentos, como no chocolate e no chá verde, que não permanecem por mais de seis horas.

Hoje, o suco de limão, aliado ao sal e à luz solar, também tem sido usado em várias partes do mundo para tornar a água portável. Na África, essa propriedade tem sido utilizada para reduzir os riscos de cólera.

Algumas frutas cítricas como limão e lima também tem sido estudado na luta contra o câncer, em especial de pulmão, pele, boca, mama, estômago e cólon. Além disso, são considerados “superalimentos” para os diabéticos e suas propriedades estão sendo estudadas para baixar os níveis de colesterol.

Uma dica para comprar bons limões é escolher os que são maiores e com coloração verde escura. Para conseguir extrair mais suco, lembre-se de mantê-los lavados e em temperatura ambiente. Antes de espremer, role o limão sobre uma superfície dura, pressionando levemente. Isso irá mexer com as fibras da fruta e liberar mais suco depois de cortado.

Voltando à nossa receita, muitas pessoas acham que a proporção ideal é de 4 partes de água para 1 parte de suco de limão. Mas você pode escolher a concentração de suco que for melhor ao seu paladar. O importante aqui é dosar bem o açúcar. Quanto menos usado, melhor. O uso de xarope simples pode ajudar nesse processo de educar o paladar para o mais azedo.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Quatro dicas para seu filho comer vegetais

Você vive com fome? Saiba o porquê

 

Como transformar a caipirinha em uma bebida saudável was last modified: março 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês