Mais Saúde

Como reduzir o sal em sua dieta

A American Heart Association (Associação Americana do Coração) – AHA, na sigla em inglês – iniciou, recentemente, uma campanha para alertar o público sobre determinados alimentos particularmente ricos em sódio (sal). A maioria das pessoas consome muito sal todos os dias. A AHA calcula que a ingestão média de sódio (em uma dieta ocidental) é de 3.400 mg, sendo que sua recomendação é o limite diário de 1.500 mg.

O excesso de sódio ou sal está relacionado de forma significativa à principal causa de mortalidade, isto é, às doenças cardiovasculares (incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral). A ingestão excessiva de sal pode elevar a pressão arterial e, ao mesmo tempo, reter líquidos do corpo. Muitos especialistas também acreditam que o excesso de sódio na dieta pode estar intimamente ligado ao envelhecimento precoce.

A campanha da AHA concentra-se nos alimentos que têm sal “escondido”, ou seja, aquele em que você não costumar pensar como cheios de sódio. São eles:

1. Pães

Um pedaço de pão pode conter até 230 mg de sódio. Não é uma quantidade enorme por fatia, mas multiplique várias porções delas durante o dia.

2. Frios ou carnes embaladas

Carnes pré-embaladas podem conter uma quantidade muito grande de sódio, até 1.050 mg por porção. O sal é adicionado a todos os alimentos processados para retardar a deterioração.

3. Pizza

A pizza não é, necessariamente, um alimento pouco saudável, mas se você estiver observando a ingestão de sódio, tome cuidado. Uma fatia pode conter quase 800 mg de sal.

4. Aves embaladas

O sal é frequentemente adicionado à carne de frango crua antes de ser congelada e embalada. Frango empanado e nuggets, particularmente, contêm quantidades elevadas de sal – a cada 100 gramas, há cerca de 600 mg de sódio.

5. Alimentos enlatados

A maioria dos alimentos enlatados é muito rica em sal. É bom verificar o teor de sódio no rótulo de todos os alimentos enlatados antes de comprá-los.

É claro que você quer limitar a quantidade de sal adicionada aos alimentos na mesa, pois ½ colher de chá contém 1.200 mg de sódio (quase a quantidade máxima recomendada para um dia inteiro). Como uma alternativa, procure usar outras especiarias ou suco de limão.

Não podemos discutir o sal sem mencionar churrascos. Diga a quem está cuidando da carne para, em uma parte dela (ao menos), salgá-la levemente!

Escolha alimentos frescos e, sempre que possível, evite carnes processadas ou empacotadas em particular. Leia o rótulo de ingredientes para verificar a quantidade de sódio, bem como as calorias.

Quando você começar a diminuir o consumo de sal, a comida poderá parecer um tanto sem graça, mas, com o tempo, o seu paladar irá se ajustar e você conseguirá aproveitar melhor os sabores reais dos alimentos em si!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Como reduzir o sal em sua dieta was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês