Mais Saúde

Como o álcool pode ajudar na prevenção da artrite

A artrite se apresenta em duas categorias básicas: osteoartrite e artrite reumatóide. A osteoartrite, o tipo mais comum, é o resultado do desgaste das cartilagens das articulações ao longo dos anos, uma consequência do envelhecimento. A artrite reumatóide, menos comum, não é um fenômeno do desgaste, mas uma doença auto-imune sistêmica. Ou seja, o mau funcionamento do sistema imunológico,  ataca os tecidos e fluídos das articulações do próprio corpo, levando a inflamação crônica e a dor.

A artrite reumatóide (AR) é normalmente o tipo mais grave da doença e atinge cerca de 3 vezes mais as mulheres do que os homens. As vezes, ela resulta de genes defeituosos (hereditário), mas muitas vezes não. Os cientistas estão procurando maneiras de prevenir este tipo de artrite, e hoje apresentamos uma possibilidade que pode ser considerada.

Um grande número de estudos mostraram que as mulheres que bebem uma quantidade moderada de álcool parecem desenvolver AR com menos frequência. E mais recentemente um estudo que acaba de ser publicado na Suécia, analisou um grupo de 66.651 mulheres e teve uma conclusão mais definitiva. Este estudo foi particularmente bem desenhado, e os pesquisadores tomaram cuidado para cancelar outros fatores que poderiam ter influenciado o resultado, como o uso de cigarro, peso, hereditariedade, e assim por diante.

A conclusão foi que as mulheres que bebiam três ou mais doses-tamanho-padrão de álcool ficaram 52% menos propensas a desenvolver artrite reumatóide, em comparação com mulheres que não beberam álcool. Não importando o tipo de álcool: cerveja, vinho ou licor. Os pesquisadores não definiram qual deveria ser a quantidade ideal de álcool tomado como medida preventiva, mas 3 ou 4 doses por semana deveriam ser o suficiente, e, claro, mais do que um ou dois drinques por dia se torna prejudicial em outros aspectos, por isso o melhor conselho é a moderação.

Você pode estar se perguntando por que o álcool teria um efeito preventivo para a artrite. Sabe-se que o álcool (com moderação) atua como um anti-inflamatório em seres humanos: diminui a produção de substâncias conhecidas como citocinas, que são causadores da inflamação e edema. O álcool atua de forma semelhante sobre o coração, e pessoas que bebem moderadamente também sofrem menos de doenças cardiovasculares.

Se você quer diminuir suas chances de desenvolver AR, mas não gosta da idéia de beber álcool, outras medidas que você pode tomar são: evitar totalmente o cigarro,  e certificar-se que você está recebendo uma quantidade adequada de vitamina D e ômega-3, como comer peixes ricos dessas vitaminas como o salmão, por exemplo. Uma alternativa seria também tomar suplementos com omega-3.

O especialista, que trabalha especificamente com a artrite é o reumatologista, e se você precisa encontrar um, é fácil de procurar em nosso site: www.procuramed.com.

Como o álcool pode ajudar na prevenção da artrite was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês