Mais Saúde

Comer gorduras vegetais aumenta a sobrevida dos homens com câncer de próstata

O câncer de próstata afeta cerca de 1 a cada 6 homens durante sua vida e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este tumor é o segundo tipo mais comum em homens no Brasil. O primeiro é o de pele.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata incluem raça (mais comum em negros e menos comum em asiáticos), idade acima de 60 anos e histórico familiar.

Nós não podemos mudar a nossa raça, idade ou o histórico familiar, mas podemos fazer algumas coisas para prevenir essa neoplasia, caso sejamos acometidos por ela. Uma pesquisa atual dá dicas sobre medidas dietéticas que podem ajudar a retardar o crescimento do tumor.

Para prevenir o câncer de próstata, em primeiro lugar, o homem deve evitar a obesidade. Homens obesos estão, definitivamente, em maior risco enquanto os fisicamente ativos e que evitam consumir grandes quantidades de gorduras saturadas e carboidratos refinados parecem ter diminuída a chance de adoecer. Comer muitas frutas, vegetais e grãos integrais também tem se mostrado eficaz na redução do risco.

Essa nova pesquisa, que abordamos hoje, refere-se a homens já diagnosticados com a doença. A principal questão da investigação científica foi descobrir se existem medidas dietéticas para serem tomadas e que diminuam as chances de o câncer se espalhar ou, eventualmente, matar o paciente.

É importante notar que a maioria dos homens com câncer de próstata não morrem dessa doença. Geralmente, é um tumor de crescimento lento que, se descoberto nas fases iniciais, é curável com cirurgia ou radioterapia. A maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata morre de outra coisa, como doença cardiovascular – a causa mais comum entre eles.

Ainda assim, se alguém que você conhece está lutando contra o câncer de próstata, esse estudo, publicado em 10 de junho, na revista JAMA Internal Medicine, dá algumas boas dicas alimentares.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco (EUA), analisaram os dados dietéticos de mais de 51 mil homens, dos 40 aos 75 anos, desde que o estudo começou, em 1986. Eles estudaram a associação entre a dieta alimentar e o risco de desenvolverem vários tipos de câncer.

Em relação à próstata, os cientistas encontraram fortes associações entre a ingestão de gordura e a sobrevivência ao câncer diagnosticado. Aqui, mostramos um resumo das conclusões:

1) O risco de morte por câncer de próstata foi quase 50% menor em homens que ingeriram uma grande quantidade de gorduras vegetais;

2) A adição de apenas uma colher de sopa de óleo vegetal (como o de oliva ou canola) na dieta dos homens reduziu o risco de morte por causa desse câncer em 29%;

3) Comer 30 gramas de nozes por dia reduziu o risco em 18%.

Portanto, a chave da prevenção parece ser: ingerir menos carne gordurosa (incluindo pele de galinha) e mais gordura vegetal, especialmente, as de boas fontes, que incluem óleo de oliva (sem aquecimento), óleo de canola, nozes, margarina, sementes e abacate.

Não se sabe ao certo, ainda, a razão pela qual esses alimentos reduzem o risco de o tumor se espalhar, porém, acredita-se que a resposta esteja relacionada com os antioxidantes presentes neles, que protegem contra o dano celular e a inflamação, processos orgânicos que estimulam o crescimento do câncer.

Note-se ainda que essas gorduras são boas, mas também possuem alto valor calórico. Os pesquisadores recomendaram a redução de açúcares e hidratos de carbono para compensar o aumento das calorias das gorduras adicionadas à alimentação.

Precisa encontrar um(a) médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

*Exercícios físicos protegem contra o câncer da próstata

*Os benefícios do sexo

 

Comer gorduras vegetais aumenta a sobrevida dos homens com câncer de próstata was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês