Mais Saúde

Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer

E a páscoa chegou! Marcado por ser um momento de reunião familiar, esse período também caracteriza-se pelo consumos dos ovos de chocolate. O blog Mais Saúde da ProcuraMed, já mostrou que o consumo moderado de chocolate pode melhorar o desempenho físico na malhação, além de ser benéfico para com a produção das mitocôndrias, que são as organelas celulares responsáveis pela produção de energia do nosso corpo.


Pois bem, um novo estudo feito pela Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Archives of Internal Medicine, mostrou que pessoas que consomem mais vezes na semana pequenas quantidades de chocolate, têm maior tendência a reduzir o IMC. Os pesquisadores ainda confirmaram outros trabalhos que haviam sugerido que os antioxidantes presentes no alimento contribuem com outros benefícios à saúde, como a melhora da pressão arterial e do colesterol.

No estudo a equipe analisou cerca de 1.000 homens e mulheres com idades entre 20 e 85 anos. Nenhum participante apresentava doenças cardiovasculares ou diabetes. Eles responderam a questionários sobre o consumo semanal de chocolate e outros hábitos alimentares, e o IMC de cada um foi calculado. Em média, essas pessoas comiam chocolate duas vezes por semana e tinham sobrepeso, mas não eram obesos.

Os resultados revelaram que os participantes que comiam chocolate com mais frequência eram aqueles que consumiam mais calorias de maneira geral, incluindo mais gordura saturada, por exemplo, do que aqueles que quem ingeria menos o doce. No entanto, mesmo assim, essas pessoas tinham tendência a apresentar um índice de massa corporal (IMC) menor.

Segundo os autores do estudo, esse menor peso corporal foi associado somente ao chocolate, e principalmente ao amargo, e não aos outros hábitos alimentares desses indivíduos. Além disso, o benefício do doce foi identificado mesmo levando em consideração se uma pessoa praticava ou não atividades físicas. Os pesquisadores não souberam, no entanto, definir de que maneira o chocolate age no organismo, mas acreditam que os antioxidantes presentes no alimento, além de ajudarem a manter pressão sanguínea e o nível de colesterol saudável, estejam ligados à redução do IMC.

A Dra. Beatrice Golomb, responsável pelo estudo, considera que ainda existe a preocupação em relação ao consumo excessivo de chocolate. Ela diz que o estudo não sugere uma quantidade ideal para a ingestão diária do doce, mas indica que comer regularmente pequenas quantidades do alimento, especialmente o chocolate amargo, pode trazer benefícios à saúde.

Assim, a ProcuraMed deseja a todos uma feliz páscoa, e um bom consumo, moderado, de chocolate amargo. Bom final de semana!

Precisa encontrar um Médico? É rápido e simples! É só entrar em: www.procuramed.com

Foto: google.com

Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer was last modified: junho 17th, 2016 by