Substância encontrada na casca da maçã pode ajudar a combater obesidade

Casca da maçã pode ajudar a combater obesidade

Um novo estudo, publicado no periódico PLoS One, mostrou que uma substância encontrada em grandes quantidades na casca da maçã pode ter um efeito protetor contra a obesidade e os problemas de saúde provocados em virtude dela, como diabetes e hipertensão.

Substância encontrada na casca da maçã pode ajudar a combater obesidade

Em testes realizados com camundongos, pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, observaram que o composto, chamado ácido ursólico, reduz o ganho de peso e evita o surgimento de doenças hepáticas.

Segundo os autores do estudo, o ácido ursólico aumentou a massa muscular e a quantidade de gordura marrom dos camundongos, ambos tecidos conhecidos por ajudar na queima de calorias. O tecido adiposo é constituído por dois tipos de gordura: a branca e a marrom, sendo que a última é responsável por liberar energia excedente do corpo, e não acumulá-la, e é considerada uma possível aliada contra obesidade e outras doenças relacionadas ao problema.

No estudo, os camundongos seguiram uma dieta altamente calórica e rica em gordura ao longo de oito semanas, sendo que metade dos animais também recebeu suplementos de ácido ursólico. Os pesquisadores observaram, ao final da pesquisa, que esses camundongos apresentaram um peso menor do que os outros, níveis normais de açúcar na corrente sanguínea e não desenvolveram doença hepática gordurosa, uma condição comum associada à obesidade.

Para Dr. Cristopher Adams, que coordenou a pesquisa, os próximos estudos de sua equipe deverão observar a quantidade exata de gordura marrom que o ácido ursólico é capaz de aumentar e se esse benefício também pode ser obtido por camundongos quem não têm sobrepeso, e se o tratamento com ácido ursólico pode ajudar pacientes humanos.

Caso você necessite encontrar um médico, é possível fazê-lo através do nosso site: www.procuramed.com. É rápido simples e sem custo.

Leia também na ProcuraMed

Uma maçã ou pera por dia pode proteger contra o AVC

Foto: Google

Esta postagem também está disponível em: Inglês