Mais Saúde

Café pode reduzir riscos de câncer do cólon

Não é a primeira vez que falamos aqui no blog sobre os benefícios do café para a saúde. Hoje trazemos mais uma ótima notícia sobre o assunto: pesquisa recém publicada no Journal of Clinical Oncology relata redução significativa nos riscos de recorrência em pessoas em tratamento contra o câncer de cólon.

O estudo foi feito por pesquisadores do Instituto de Câncer Dana-Farber (Boston), e envolveu 953 pacientes com câncer de cólon que havia passado por cirurgia e estavam sendo tratados com quimioterapia. Todos os participantes tinham cancros bastante avançados (fase III). Para a pesquisa, cada pessoa relatou sobre sua dieta diária durante e até 6 meses após o término da quimioterapia.

Os resultados mostraram que as pessoas que bebiam quatro xícaras ou mais de café por dia apresentaram risco 52% menor de sofrer um câncer recorrente ou de morrer durante o estudo em comparação com os participantes que não bebiam café. Os indivíduos que bebiam duas a três xícaras por dia tinham um risco 31% menor.

Para ter certeza da relação entre café e redução de riscos, os pesquisadores usaram uma técnica sofisticada de análise. Ela apontou que a melhora estava ligada realmente ao café e não a outros fatores, como consumo de outras bebidas, atividade física, idade ou ingestão de álcool.

O motivo da boa notícia é que o café contém uma quantidade grande de anti-oxidantes, além de causar efeito anti-inflamatório em todo o corpo. Isso reduz a inflamação crônica, considerada um dos fatores que podem levar ao surgimento do câncer.

O café também é benéfico para regulação do açúcar no sangue e do metabolismo da insulina. Isso leva não apenas à menor incidência de diabetes entre os apreciadores do café, mas também reduz a predisposição ao câncer.

O estudo não prova em 100% que o café previne o câncer ou reduz o risco de recorrência, mas apresenta fortes indícios. Dr. Alfred Neugut, professor de pesquisa do câncer na Universidade de Columbia (Nova York), também aponta para efeitos de comportamentais influenciados pela bebida. Ele afirma que quem bebe café costuma ser mais obstinado em completar as tarefas que lhe são impostas. Assim, é possível que essas pessoas, caso desenvolvam câncer, também sejam mais comprometidas com o tratamento.

Além de todos os benefícios apontados, pessoas que bebem café apresentam riscos menores de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença de Parkinson e de Alzheimer. O café também tem propriedades anti-depressivas, o que leva os apreciadores a um risco menor de suicídio.

E você, já fez seu cafezinho hoje?

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Seria o café um antidepressivo?

Café faz bem a saúde

Café pode reduzir riscos de câncer do cólon was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês