nozes

Benefício do consumo de nozes em pacientes com síndrome metabólica

Novo estudo comprova uma relação positiva entre comer nozes e maiores níveis de serotonina no corpo de pacientes com síndrome metabólica. A serotonina é uma substância que ajuda a transmitir os sinais nervosos e diminui a sensação de fome, fazendo com que as pessoas se sentem mais felizes e melhorando a saúde do coração.

Foto: acreagelife.com

O estudo realizado pelo Grupo Biomarkers and Nutritional Food Metabolomics da Universidade de Barcelona, em colaboração com a Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgili, foi publicado no Jornal da ACS of Proteome Research.

A pesquisadora Cristina Andrés-Lacueva, líder do estudo, explica que o aumento da obesidade em todo o mundo significa que mais e mais pacientes têm síndrome metabólica (SM). Os sintomas da SM incluem excesso de gordura abdominal, açúcar elevado no sangue e pressão arterial elevada, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Mudanças na dieta podem ajudar os pacientes a eliminar o excesso de peso, tornando-se mais saudável.

O consumo regular de nozes – que contém nutrientes saudáveis, tais como gorduras saudáveis (ácidos graxos insaturados) e antioxidantes (polifenóis) – têm sido recomendado para combater as anormalidades metabólicas associadas com SM. Para verificar os efeitos bioquímicos do consumo de nozes, os pesquisadores forneceram para 22 pacientes de SM uma dieta enriquecida com nozes por 12 semanas, e compaou a outro grupo de 20 pacientes SM que foram orientados a evitar nozes.

Os cientistas analisaram um amplo espectro de compostos excretados na urina dos pacientes e encontraram evidências de várias mudanças saudáveis. Uma surpresa foi a evidência de que o consumo de nozes tinha aumentado os níveis metabólitos da serotonina na urina dos pacientes, uma vez que estes achados sugerem o papel da serotonina nos efeitos benéficos de nozes. Eles ressaltam que o estudo fornece a primeira evidência em seres humanos dos efeitos benéficos do consumo de nozes na redução dos níveis de substâncias no corpo associada com inflamação e outros fatores de risco cardiovascular em pacientes com síndrome metabólica. Foram necessários apenas 30 gramas de nozes mistas (nozes com casca-prima, amêndoas e avelãs) por dia para produzir os bons efeitos.