batata doce

Batata-doce: um alimento cinco estrelas!

Para honrar o Dia de Ação de Graças nos EUA, que ocorreu em 22 de novembro, elogiemos uma parte da refeição tradicional deste dia: a batata-doce. Raramente consumida nos Estados Unidos, exceto durante as férias, felizmente, ela faz parte da rotina alimentar dos brasileiros.

batata doce

O Centro para a Ciência de Interesse Público (CSPI), em Washington, DC, é considerado por muitos americanos como a fonte de informação nutricional mais objetiva e incorruptível do País. Na década de 1990, o CSPI estudou e classificou 58 vegetais para um catálogo nutricional e a batata-doce ficou em primeiro lugar no ranking dos mais nutritivos.

A batata-doce marcou 582 pontos na escala CSPI. O segundo lugar ficou com a cenoura, com 432 pontos. Os pesquisadores chamaram batata-doce de “nutricional all-star – um dos melhores vegetais que se pode comer”.

Aqui está o porquê de as batatas-doces serem tão benéficas à sua saúde:

1. São uma das melhores fontes de beta-caroteno

Beta-caroteno é um dos mais potentes antioxidantes conhecidos e é especialmente importante para ajudar a manter a boa visão à medida que envelhecemos. Ele reduz a causa mais comum de perda de visão na meia-idade e na velhice, ou seja, a degeneração macular.

Consumido a partir de fontes de alimento (mas não a partir de comprimidos), tem se mostrado eficaz na redução do risco de câncer da mama e do pulmão e, em geral, favorece o nosso sistema imunológico.

2. São doces por causa dos açúcares, considerados os tipos mais saudáveis

Os melhores carboidratos encontrados na batata-doce são os “complexos”, isto é, aqueles que são digeridos lentamente pelo nosso corpo. Isso é bom, pois evita picos instantâneos nos níveis de glicose no sangue. Cargas rápidas de açúcar são prejudiciais em muitos aspectos, como, por exemplo, nos fazer sentir fome novamente em curto tempo.

3. São ótimas fontes de potássio e magnésio

É fato que o potássio age como uma espécie de “antissódio” e ajuda a baixar a pressão arterial. Bons níveis de magnésio são importantes para o coração e funcionamento dos vasos sanguíneos, mas estima-se que cerca de 80% das pessoas sejam deficientes em magnésio.

4. São boas fontes de ferro, fibras, vitaminas A, C, e B6, como muitos micronutrientes, tais como cobre.

Recomendamos que você substitua as batatas comuns pela batata-doce, e que as coma com a pele. Vamos deixá-los com esta citação do CSPI:

“A mudança mais importante na dieta da maioria das pessoas seria a de substituir alimentos gordurosos por alimentos ricos em carboidratos complexos como a batata-doce”.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Esta postagem também está disponível em: Inglês