Mais Saúde

Arroz branco aumenta o risco de diabetes tipo 2

Novo estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, publicado semana passada no British Medical Journal, mostra que o consumo regular de arroz branco aumenta significativamente o risco de diabetes tipo 2. O arroz branco é o tipo de arroz mais consumido no mundo inteiro, sendo que o mesmo apresenta um alto Indíce Glicêmico (IG). Dietas com alto IG estão associadas com um risco aumentado para o desenvolvimento da doença.

O estudo da Harvard, visou determinar se o risco de diabetes tipo 2 é dependente da quantidade de arroz consumida e se a associação é mais forte para a população asiática, que em média consome quatro porções por dia, enquanto que no mundo ocidental o consumo é de cinco porções por semana.

Para isso, os pesquisadores de Harvard analisaram resultados de quatro estudos anteriores: dois em países asiáticos (China e Japão) e dois em países ocidentais (EUA e Austrália), sendo que todos os participantes eram livres de diabetes no início do estudo.

Uma tendência significativa foi encontrada nos 4 países, com uma associação mais forte entre as mulheres do que nos homens. Os resultados também mostram que quanto mais arroz branco consumido, maior o risco de diabetes do tipo 2. Os autores estimam que o risco de diabetes tipo 2 é aumentado em 10%, a cada porção de arroz branco/dia (assumindo 158g por porção).

De acordo com o pesquisador Qi Sun, outros carboidratos como o pão branco, macarrão branco e batatas, provavelmente tem o mesmo efeito do arroz branco se forem ingerido com frequência suficiente. O arroz branco tem um menor teor de nutrientes do que o arroz integral incluindo magnésio, fibras e vitaminas, alguns dos quais estão associados com um menor risco de diabetes do tipo 2.

Na conclusão, os autores afirmam que a maior ingestão de arroz branco está associada a um risco significativamente elevado de diabetes tipo 2. Sendo isso aplicado para ambas as culturas asiáticas e ocidentais, havendo um risco para os asiáticos em virtude do maior consumo de arroz. Os autores recomendam o consumo de grãos integrais em vez de carboidratos refinados como o arroz branco, para que desta forma possa haver um desacelaramento da epidemia global de diabetes.

Foto: Elenathewise / Fotolia

Para encontrar um médico endocrinologista visite o site: www.procuramed.com

Saiba mais sobre a Diabetes: Sociedade Brasileira de Diabetes

Arroz branco aumenta o risco de diabetes tipo 2 was last modified: junho 17th, 2016 by