Mais Saúde

Açafrão para transtorno do estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) foi diagnosticado pela primeira vez em veteranos que voltavam da guerra. Hoje, sabe-se que ele pode ser desenvolvido por qualquer pessoa que experimenta um trauma e o tratamento pode levar anos. Mas uma pesquisa recente sugere o uso de uma especiaria natural para tratamento um alternativo em potencial: o açafrão da terra.

O TEPT pode acontecer após eventos traumáticos como um acidente de carro, uma agressão física ou sexual, um ataque terrorista ou violência doméstica. Entre os sintomas mais comuns estão flashbacks do momento do trauma, pesadelos e ansiedade crônica. Para o tratamento, costuma-se aliar psicoterapia e medicação.

O potencial tratamento alternativo, à base de açafrão da terra, foi estudado por pesquisadores da Universidade de Yale e da Universidade da Cidade de Nova Iorque. O açafrão da terra é uma especiaria bastante utilizada na culinária do sul e sudeste asiático. É rico em curcumina, um potente anti-inflamatório e que também tem sido usado em estudos para a doença de Alzheimer. Agora, ele também está sendo usado em pesquisas para o TEPT.

Durante o estudo, os pesquisadores simularam o TEPT em ratos. Depois de soar determinado tom, eles batiam repetidamente nas patas dos animais. Essa rotina fez com que os ratos passassem a temer o tom, assim como pessoas que sofrem do transtorno normalmente temem a repetição de qualquer evento que lembre o trauma sofrido.

Alguns ratos foram alimentados com ração regular, enquanto outros receberam alimentos suplementados com curcumina. Algum tempo após a conclusão dos episódios traumatizantes, os cientistas mediram a facilidade com que os ratos reavivaram memórias de medo e estudaram seus cérebros microscopicamente. Os resultados mostraram que os ratos alimentados com comida com curcumina esqueceram os episódios dolorosos com mais facilidade.

Como o estudo foi feito em animais, é difícil saber se teria o mesmo resultado em seres humanos. “As conclusões de pesquisas em animais e outros estudos laboratoriais sugerem que uma substância química encontrada no açafrão, a curcumina, pode ter propriedades anti-inflamatórias, anti-cancerígenas e antioxidantes, mas estes resultados não foram confirmados em pessoas”, reforçou o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa do National Institutes of Health (EUA).

Embora os efeitos diretos contra o Alzheimer, câncer e TEPT não tenham sido confirmados em humanos, as propriedades já confirmadas da curcumina fazem do açafrão uma especiaria poderosa. Se o gosto lhe agrada, não hesite em usá-lo com legumes, carnes e molhos. Além do sabor e da cor amarelada, ele traz benefícios certeiros à saúde.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Transtorno de estresse pós-traumático depois da UTI

Você acha que o estresse afeta negativamente a sua saúde?

Açafrão para transtorno do estresse pós-traumático was last modified: março 15th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês