Carioca bike saúde

7 hábitos de saúde dos cariocas

Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro têm sido uma grande oportunidade para estrangeiros de todo o mundo conhecerem a cultura brasileira (e carioca) pela primeira vez. Muitos dos gringos que chegaram cheio de temores sobre a criminalidade, a poluição e engarrafamentos enormes mudaram de ideia assim que pisaram no Rio.

E uma coisa tem atraído muito a atenção de estrangeiros e de brasileiros de outros estados: a saúde do povo carioca. Por isso, listamos alguns desses segredos que podem ajudar a entender o que faz do povo do Rio de Janeiro um dos mais saudáveis do Brasil.

1) Atitude do carioca

Talvez a atitude seja a característica mais importante de um carioca. De maneira geral, o povo do Rio de Janeiro é otimista. Eles não ficam tão presos a horários ou convites sociais, especialmente em comparação com as culturas germânicas. O gringo inteligente aprende que quando recebe um convite para encontrar com uma carioca no dia seguinte, ela pode simplesmente não aparecer. Isso não é excelente para a realização de negócios, mas é bom para reduzir doenças relacionadas ao estresse.

2) Bares de suco

Um local comum no Rio de Janeiro e que é raro no resto do mundo é o bar de sucos, com frutas frescas disponíveis o ano todo. Açaí é apenas um dos frutos ricos em antioxidantes que muitos cariocas consomem diariamente. É provável que ele tenha alguns efeitos antienvelhecimento e anticâncer. O hábito de consumir mais frutas e menos refrigerantes é uma razão de os cariocas manterem a boa condição física, com o peso sob controle.

3) Água de coco

Existe água de coco em praticamente todos os estados do Brasil, mas, à primeira vista, os cariocas são os maiores consumidores. A água de coco é uma alternativa muito melhor que refrigerantes e sucos embalados, cheios de açúcares. A água de coco é cheia de eletrólitos, principalmente potássio, importante de ser consumido depois de suar muito ou de um treino. Para evitar a desidratação, uma das melhores opções é a água de coco fresca, sem conservantes, tomada diretamente da fruta.

4) Exercício na praia

Cariocas adoram praticar esportes na praia, como corrida e vôlei. Diferente das academias, as praias estão disponíveis para a prática de exercícios a qualquer hora do dia, e de graça. Há também opções fáceis e acessíveis para aluguel de bicicleta e para a prática de treinos em diferentes praias do Rio.

5) Círculos sociais

Vimos em outros posts sobre a importância dos círculos sociais para a saúde física e mental. Os cariocas, como bons brasileiros, são ótimos nesse quesito. Basta olhar para os grupos de amigos na praia. Enquanto é comum ver em outros países pessoas sozinhas, no Rio de Janeiro, as pessoas estão quase sempre acompanhadas de 4 ou 5 amigos.

6) Sinestesia carioca

A maioria dos cariocas é de pessoas que prezam pelo contato físico. Eles parecem tocar mais, abraçar mais, beijar mais. Numerosos estudos mostram que esse calor alimenta a nossa saúde física e nos faz sentir mais humanos e conectados.

7) As festas

Cariocas gostam de festa – o que tem benefícios para a saúde física, como socializar, ouvir música, ficar em pé por mais tempo e, especialmente, dançar. Estudos médicos têm demonstrado como a dança é poderosa para ajudar a manter nossas mentes e corpos jovens.

Destacamos alguns pontos que são comuns em cariocas e que fazem muito bem para a saúde. Mas eles não são restritos ao Rio de Janeiro. Adote alguns para sua saúde!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como funciona o coração de um atleta olímpico?

A relação entre ver TV e coágulos de sangue no pulmão

Rio Slang Guide (para gringos que visitam o Rio de Janeiro:)

Esta postagem também está disponível em: Inglês