4 bebidas saudaveis

4 bebidas que melhoram a saúde

Você já deve ter ouvido falar que café faz mal à saúde e, algum tempo depois, ler alguma notícia de que não faz tão mal assim. Para encerrar com suas dúvidas, listamos outras três bebidas que, assim como o café, fazem muito bem à saúde.

As quatro bebidas que indicamos são ricas em propriedades anti-envelhecimento. Com antioxidantes em abundância, elas ajudam a proteger o DNA de vários órgãos, como coração, fígado, pâncreas e cérebro. Confira e aumente seu cardápio:

  1. Café

A edição de 16 de novembro da revista médica Circulation indica que quem toma café tem risco menor de morrer de doença cardíaca, derrame, diabetes e até mesmo suicídio. A conclusão é do estudo Circulação, patrocinado pela American Heart Association, que acompanhou a saúde de 200 mil médicos e enfermeiros por até 30 anos.

Os participantes passaram por exames físicos regulares e foram questionados sobre hábitos diários e dieta, incluindo o consumo de café. Quem bebia uma xícara de café por dia apresentou risco 6% menor de morrer durante o período do estudo. Os participantes que bebiam de 2 a 3 xícaras apresentaram risco 8% menor, enquanto os que bebiam de 3 a 5 xícaras tinham 15% menos risco de morrer nos 30 anos da pesquisa. Entre os que bebiam mais de 5 xícaras por dia, o risco era de 12%. O estudo pondera que, entre os fumantes, esse benefício foi anulado.

Dica: O café mais benéfico é o feito com filtro, que remove compostos potencialmente prejudiciais à saúde. E se você quer deixá-lo com um sabor especial, adicione um pouco de canela ou cacau em pó (de composição 100% cacau) e evite açúcar.

  1. Chá (verde ou branco)

Quanto menos processado for o chá, maior a concentração de antioxidantes. Em escala decrescente, o branco é o mais rico, seguido por verde e preto.

Dica: Chás branco e verde são mais delicados, por isso, exigem que a água de preparo esteja em temperatura inferior ao ponto de ebulição. O ideal é que, depois de juntado à água, você deixe-o descansando de 3 a 5 minutos antes de beber. Evite adicionar leite ou açúcar, porque eles podem anular os efeitos saudáveis da bebida.

  1. Suco de romã ou mirtilo

Estes frutos são conhecidos por terem concentrações particularmente elevadas de anti-oxidantes, mas costumam ser bastante caros. Uma alternativa é preparar sucos com outras frutas inteiras, como mamão, melão, manga, maçã e abacaxi. A concentração de anti-oxidantes pode não ser a mesma, mas eles são bastante saudáveis.

Dica: Sempre que comprar um suco de caixinha, verifique a lista de ingredientes que ele contém. Certifique-se de que não seja apenas água, açúcar e pouquíssima fruta. E, sempre que puder, faça seu próprio suco de maneira natural e sem coar, para preservar as fibras. No caso da romã, certifique-se de que ela não interage com nenhuma medicação que você esteja tomando.

  1. Vinho tinto

O segredo do vinho é não exagerar na dose. Quando se bebe demais, você acaba prejudicando o organismo.

Dica: Mulheres não metabolizam vinho muito rapidamente. Para evitar exageros, é recomendado que elas limitem a ingestão para até uma taça de 150 ml por dia. Para os homens, o máximo são duas taças.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Vinho tinto pode ajudar a saúde cardiovascular em diabéticos

Os perigos da gordura visceral

Esta postagem também está disponível em: Inglês