pasta de amendoim saudável

5 razões para começar a comer pasta de amendoim

A pasta de amendoim, encontrada em qualquer cozinha dos EUA, enfim está começando a ganhar território no Brasil. O sabor, não muito comum para os brasileiros, revela um alimento bastante saudável e que vem ganhando novas versões, como as cremosas e as crocantes feitas em lojas de produtos naturais.

A pasta de amendoim foi inventada no final de 1800 como um substituto da carne. Pode parecer estranho, mas amendoim é um alimento rico em proteína e possui gorduras muito mais saudáveis. Também é livre de glúten e lactose, e vai bem com muitos alimentos, como banana e granola.

Quer mais motivos para incluir a pasta de amendoim em seus lanches?

1) Rica em proteína

A pasta de amendoim é feita, basicamente, com amendoim moído, um pouco de óleo de amendoim, sal e açúcar. Duas colheres da pasta contêm 7 gramas de proteína (similar à quantidade presente em um ovo)

2) Rica em gorduras saudáveis ​​

Cerca de metade do peso da pasta de amendoim é formada por gordura e, metade dessa gordura, é monoinsaturada, que é a forma mais saudável. Esse tipo de gordura, que também é encontrado no azeite de oliva, por exemplo, é excelente para o coração, vasos sanguíneos e cérebro. Uma dica importante quando você comprar pasta industrializada é conferir se ela não possui gorduras trans (óleos hidrogenados) adicionadas na fabricação.

3) Boa fonte de fibras

Duas colheres de sopa de pasta de amendoim contêm 2 gramas de fibra. Essa fibra, aliada ao alto teor de proteína, ajuda na saciedade. Estudos têm sugerido que comer pasta de amendoim pode ajudar a controlar o peso.

4) Rica em nutrientes e antioxidantes

Castanhas (e legumes) são ricos em antioxidantes, e pasta de amendoim não é exceção. Além disso, ela é rica em potássio e tem baixo teor de sódio, o que é bom para o sistema cardiovascular. Ela também tem elevado teor de outros nutrientes, como vitaminas B e manganês.

5) Boa opção de energia rápida

Uma porção de 2 colheres de sopa de pasta de amendoim contém cerca de 180 calorias. O alimento não é tão light, mas as calorias presentes são concentradas e de boa qualidade. Assim, é uma boa opção para aumentar a energia durante o dia, entre as refeições, antes ou depois de fazer exercícios. Sem dúvida, é uma opção muito melhor que qualquer junk food.

Comprar pronta ou fazer em casa?

Felizmente, muitas lojas de produtos naturais estão fazendo suas próprias pastas de amendoim, o que provavelmente é mais saudável e definitivamente menos caro do que comprar marcas importadas.

Você também pode fazer a pasta em um liquidificador, misturando amendoins com uma pequena quantidade de óleo de amendoim, um pouco de mel e um toque de sal.

E, para comer, não tem segredo: você pode experimentar com um pedaço de pão integral e cobrir com uma pequena quantidade de geleia, se sentir falta de doçura.

Nossa dica para você ter ainda mais energia é comer esse lanche acompanhado de uma xícara de chá verde. Você ficará com um bom estoque de antioxidantes e ainda ganha um toque de energia extra com a cafeína do chá.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Castanhas podem reduzir risco de morte

Nozes podem melhorar a fertilidade

Esta postagem também está disponível em: Inglês