chá verde é bom para coração

O poder do chá verde para proteger seu coração

Com apenas uma xícara de chá verde por dia, é possível reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco. O assunto é tema de pesquisa que será apresentada na próxima semana durante reunião da American Heart Association em Phoenix, Arizona (EUA).

Um estudo observacional foi conduzido pelo Dr. Elliot Miller e associados do Hospital Johns Hopkins (Baltimore, EUA). Os resultados mostram que pessoas que bebem de uma a três xícaras de chá verde ou preto por dia apresentam risco 35% menor de ter um ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular.

A pesquisa acompanhou mais de 6.000 homens e mulheres desde o ano 2000. No início do estudo, todos os participantes estavam livres de doença cardíaca significativa. Ao longo de 11 anos, todos tiveram seus corações e sistemas cardíacos estudados. Os pesquisadores observaram as pessoas deste grupo que sofreram com ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, dor no peito relacionada ao coração, ou morreram de qualquer tipo de doença cardíaca.

Os vasos sanguíneos e o chá verde

Muitos dos participantes também foram submetidos a varredura dos vasos sanguíneos do coração, para determinar a quantidade de acúmulo de cálcio no interior dos vasos. Este tipo de acúmulo pode levar ao bloqueio de sangue para uma parte do coração, que é o que acontece em um ataque cardíaco – uma parte do coração não recebe sangue por causa do vaso obstruído e deixa de funcionar. Se for grave o suficiente, pode levar à morte.

E é nesta análise que o chá entra: as pessoas que menos acumularam cálcio nos vasos sanguíneos eram também as que mais consumiam a bebida.

É importante ressaltar, porém, que o estudo foi observacional, o que significa que há a possibilidade de outros fatores também estarem envolvidos. Entre esses fatores está a constatação de que as pessoas que bebem chá são os mesmos que se exercitam muito e que comem mais frutas e legumes.

Apesar disso, os pesquisadores suspeitam fortemente no chá como item de peso nos resultados. O chá verde (e de um chá preto em menor grau) é rico em váriostipos de antioxidantes, que já foram mostrados como aliados para promover a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Enquanto não se tem certeza absoluta, podemos afirmar que uma xícara de chá por dia não fará mal à sua saúde. Em um próximo post, daremos mais bons motivos para mantê-lo em sua dieta.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Estudos indicam que pets fazem bem ao coração

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês