Florianópolis, Santa Catarina

Florianópolis, Santa Catarina

Sobre Florianópolis

Florianópolis está localizada na Região Sul do Brasil e, com uma população de 461.524 habitantes (IBGE, 2014), é a segunda maior cidade do Estado de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville. Florianópolis é composta por duas partes principais, a Ilha de Santa Catarina e a parte continental, além de algumas pequenas ilhas vizinhas. A cidade é famosa nacional e internacionalmente por suas 42 praias e pela alta qualidade de vida em comparação com outras cidades brasileiras, estando ranqueada como uma das três melhores cidades para se viver e para criar crianças.

História

Sítios arqueológicos encontrados na região indicam que havia vida na área desde 4.000 anos atrás, com os índios Carijós sendo a primeira tribo que habitou Florianópolis. O primeiro assentamento português foi criado por volta de 1514 com a finalidade de abastecer as embarcações antes de irem para o Rio da Prata. A ilha foi habitada pelos portugueses somente após 1673, com a primeira capela sendo Nossa Senhora do Desterro, quando ainda era apenas um pequeno vilarejo chamado Vila do Desterro. A população cresceu a partir da metade do século 18, quando 6.000 açorianos e madeirenses se estabeleceram na ilha e as áreas de agricultura e comércio se desenvolveram. Desterro, tendo o tamanho de uma cidade, tornou-se a capital do Estado em 1823, quando a sua urbanização começou. Durante a Revolução Federalista, no início da República, a cidade foi declarada “Capital Federalista”. Com o fim da revolução imposto pelo então Presidente Floriano Peixoto, a cidade passou a se chamar Florianópolis.

A Wikipedia tem uma ótima página falando sobre a história de Florianópolis.

Economia

Sendo um destino popular para turistas de todo o mundo, a economia de Florianópolis depende fortemente do turismo, do comércio e da prestação de serviços. A cidade é muitas vezes chamada de "O Vale do Silício do Brasil", pois desde os anos de 1990 tem percebido um aumento no número de empresas de tecnologia da informação, proporcionando um impulso significativo para a receita da cidade e atraindo profissionais altamente qualificados. Também destaca-se a proibição da instalação de indústrias pesadas na Ilha, em um esforço para preservar sua beleza natural e biodiversidade.

Turismo

Tendo diversas praias, lagos, trilhas e boa infraestrutura, Florianópolis está entre os melhores lugares para visitar no Brasil. Os turistas que visitam a cidade durante todo o ano, mas principalmente durante o verão, são brasileiros, sul-americanos, norte-americanos e europeus. Durante o verão, a população da Ilha quase triplica. No passado, a cidade costumava atrair principalmente hippies, mas hoje é um lugar para todos, uma vez que cada bairro fornece aos turistas uma experiência diferente: de clubes extravagantes e resorts em Jurerê, a albergues para mochileiros internacionais na Lagoa da Conceição e pousadas ecológicas na parte sul, a menos povoada da Ilha.

Dê uma nota e faça uma avaliação!

83 avaliações de 5 estrelas do total de 150

O ProcuraMed não agenda consultas e não interfere ou intervém na relação médico-paciente. É de responsabilidade do paciente entrar em contato com o médico, clínica ou hospital de sua escolha.
Copyright © 2009-2017 ProcuraMed Serviços para Saúde, Ltda — Todos os direitos reservados